O poder dos números na Bíblia

Tempo de leitura: 3 minutos

O significado do número 7

Usado mais de 800 vezes em toda a Bíblia, mais de 50 vezes só no livro de Apocalipse, o número 7 é o fundamento da Palavra de Deus.

Sete é o número da plenitude e perfeição (física e espiritual). Está diretamente ligado à criação de Deus e de todas as coisas. De acordo com a tradição judaica, a criação de Adão ocorreu no  primeiro dia de Tishrei, que é o sétimo mês no calendário hebraico, assim como acontecem as principais festas judaicas: Rosh Hashaná(Ano Novo), Yom Kipur(Dia do Perdão) e Sucót(Tabernáculos). Assim como a festa de Pentecostes que acontece 7 vezes 7 dias depois da Páscoa. A palavra para sete em hebraico – sheva שֶׁבַע– está ligada a shevuá שְׁבוּעָה, juramento. Quando uma pessoa queria fazer uma promessa muito importante, ela fazia um juramento colocando o número 7.

timeline_criacao (2)

A primeira divisão natural do tempo que encontramos na Bíblia é de 1 dia, há 7 dias em uma semana e o 7º dia, sábado dia do Senhor, é um dia santo.

Quando Deus ordenou períodos de repouso e adoração para Israel, ele os marcou com o número 7.  O sétimo ano foi considerado um ano de descanso para a terra.

A cada 49 anos(7×7) marca-se um período muito especial para os judeus, conhecido como o ano do Jubileu.

A Bíblia, como um todo, foi originalmente dividida em 7 grandes partes.

1) a Lei;

2) os Profetas;

3) Escritos ou Salmos;

4) os Evangelhos e os Atos;

5) Epístolas Gerais;

6) Epístolas de Paulo;

7) o livro de Apocalipse.

TANAKH (1)

Em Mateus há 42 gerações na Genealogia de Jesus – de Abraão a José, pai de Jesus, ou seja, 6×7.

genealogia_em_mateus (1)

Em Lucas há 77 gerações, ou seja, 11×7 na Genealogia apresentada:

De Adão, o primeiro homem, até Abraão, pai da raça judaica, são 21 gerações(3×7).

De Abraão até Jessé, pai de Davi, 14 gerações(2×7).

De Davi, primeiro rei de Israel, até José, pai de Jesus, 42 gerações(6×7).

genealogia_em_lucas (1)

Com todas estas referências e em dezenas de outras passagens das Escrituras, o número sete desempenha um papel central. O que há de tão especial no número 7? Sendo o número da perfeição de Deus, essa relação é mais do que suficiente para convencer a todos de que Deus tem uma preferência misteriosa pelo número 7.

O poder de Deus em números

A criação de Deus baseia-se em leis e princípios matemáticos que regem tudo o que nos rodeia. A incrível complexidade da terra, bem como a imensa extensão do espaço e tudo o que contém, são testemunhas de que um ser inteligente com poder tremendo os criou e os mantém continuamente com leis que ele estabeleceu. Os números no universo são tão incríveis que todo ser humano é capaz de finalmente concluir que Ele existe(Romanos 1:20).

Uma parte essencial para entender o design da Palavra de Deus é através do significado dos números bíblicos. As conexões e padrões de números, quando os buscamos e entendemos, revelam a Sua obra.

haja-luz

A precisão com que todos os números da Bíblia caem em seus lugares não pode ser comprovada exceto pelo poder sobrenatural e pela sabedoria de um Deus que é infinito.

É interessante notar que, em média, um em cada CINCO textos bíblicos contém um número. O que esses números significam, revela a mente de Deus e a criação divina de Sua revelação ao homem?

numeros

Mostraremos em nossos infográficos o uso de números, tanto nas obras de Deus quanto na Palavra de Deus, chegando ao seu significado espiritual.

Venha conosco descobrir de uma forma fácil e visual a série fascinante dos números da Bíblia.

Fonte: Biblestudy.org

4 Comentários

  1. Mário

    Deus abençoe. Que maravilhosa explicação. Os infocard são muito bem feitos. Tudo perfeito. Agradeço não sete vezes e sim setenta vezes sete. PR. Mário.

    Responder
    1. educafe

      Querido irmão Mário,
      Suas palavras muito nos anima á continuar com esse projeto.
      Obrigado pelos elogios e em breve teremos novidades.
      Deus abençoe grandemente
      Equipe Educafé.

      Responder
    1. educafe

      Olá Renato, obrigado pela participação
      Em breve teremos novidades.
      Acompanhe em nosso site e baixe gratuitamente todos os infográficos.
      Grande abraço
      Equipe Educafé.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *